Como funciona a note de corte de Sisu

O governo federal é responsável pela criação de vários programas na área da educação. Esses programas são responsáveis por mudar a vida de muitas pessoas. Hoje iremos conhecer um pouco mais sobre o SISU 2020.

As oportunidades para área de educação passaram por significativas alterações ao longo dos anos e hoje temos muitos programas que ajudam as pessoas de baixa renda terem acesso as vagas nas universidades. Quem está em busca de uma oportunidade tem que ter conhecimento sobre todos os recursos disponíveis.

O Ministério da Educação foi quem criou o SISU, junto com o governo federal. Hoje ele está mudando a realidade de várias pessoas, vale a pena dar uma olhada nas opções de programas educacionais. Vale muito a pena correr atrás de uma oportunidade, a vida estudantil de uma pessoa tem grande influência na sua vida profissional, que também vai refletir na sua vida pessoal.

O que é o Sisu?

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada, um sistema informatizado que disponibiliza vagas em instituições de ensino superior públicas para candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio no ano anterior.

SISU 2020

Para efetuar a inscrição é necessário ter participado do exame Nacional do Ensino Médio, conforme anteriormente mencionado. O programa vem ofertando vagas em inúmeras universidades, pois está cada vez maior o número de instituições que possuem vínculo com o mesmo. Isso facilita para que o candidato consiga ingressar no curso desejado.

Muito importante esse programa, já tem uns anos que ele vem mudando a vida de muitas pessoas, permita que ele mude a sua também, mas para isso será necessário que você corra atrás das oportunidades.

Como o Sisu funciona?

Para participar do Sisu o candidato deve ter prestado o Enem e não pode ter a nota da redação igual a zero. O processo seletivo do programa possui uma única etapa de inscrição e o próprio candidato pode escolher para qual vaga deseja se inscrever entre as vagas oferecidas.

As opções de vagas oferecidas são: vagas de ampla concorrência e vagas de políticas afirmativas (que geralmente são definidas de acordo com as normas da própria instituição).

Após ter finalizado a inscrição o candidato ainda pode alterar alguns dados, como as opções de curso e instituição. Caso seja aprovado serão levados em consideração o ultimo curso e instituição informados no sistema.

O número de vagas ofertadas pode variar acordo com o curso e a instituição e serão aprovados o numero de candidatos que se encaixarem nos critérios (nota de corte e outras ponderações) pré-estabelecidos pelo Sisu.

Após ser aprovado o candidato selecionado tem um prazo para comparecer à instituição com os documentos exigidos para efetuar a matricula e assim ocupar a vaga.

Aqueles que não foram selecionados na primeira chamada podem estar em uma lista de espera, disponibilizada pelo Sisu para a instituição, que deve ser utilizada prioritariamente no preenchimento de vagas ofertadas não ocupadas, porém, para participar dessa lista o candidato deve manifestar interesse dentro do prazo especificado no cronograma.

O que fazer após inscrição

Depois que você realizar a sua inscrição, o próximo passo é aguardar o resultado que será divulgado na página do programa. O resultado do SISU pode ser consultado no boletim do candidato.
Se você conseguiu uma vaga através do programa, a próxima etapa será realizar a sua matrícula. Para todas essas etapas existem prazos e datas fixadas e o candidato tem que ter acesso a essas informações. O próprio site do programa vai ter o cronograma contendo todos os detalhes e você tem que ficar por dentro.

Para saber se você tem chance de conseguir uma vaga através do programa, não se esqueça de estar analisando qual será a nota de corte para o respectivo processo seletivo. Essa nota de corte costuma mudar todos os anos e por isso é bom consultar essa informação.

Caso tenha alguma dúvida referente ao que foi dito deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Não esqueça de compartilhar esse artigo em suas redes sociais com seus amigos e familiares.

Navigation