Como funciona as vagas remanescentes do Prouni

Programa Universidade para Todos teve início em 2009, o programa foi criado pelo Governo Federal com o intuito de selecionar estudantes para concorrer a bolsas de estudos em instituições privadas sendo elas parciais ou integrais.

A princípio, as inscrições para o PROUNI 2020 está prevista para a segunda quinzena do mês de janeiro, após o encerramento do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) que também faz parte dos programas educacionais.

O Prouni, assim como todos os outros anos, possuirá duas fases sendo a chamada regular e processo de ocupação de bolsas remanescentes. Para poder se inscrever possui algumas exigências que iremos falar logo a seguir.

Inscrições ProUni 2020

Para efetuar a inscrição é necessário que o estudante tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter concorrido às bolsas regulares, tendo obtido nota maior ou igual a 450 pontos e

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias
  • 500 pontos na redação.

Lembrando que parar as bolsas remanescentes também é exigido a mesma quantia de nota apresentada.

As inscrições são realizadas de maneira totalmente gratuitas e feitas exclusivamente via internet através do endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/. No ato da inscrição é obrigatório que o estudante apresente o número de inscrição do Enem e a senha. Caso tenham esquecido deveram acessar a página do exame e recuperar a senha.

ProUni

Além da exigência de nota mínima, o candidato necessitará se encaixar a pelo menos um dos requisitos abaixo para poder ser contemplado com uma bolsa oferecida pelo Prouni 2020. Segue abaixo:

  • Cursado todo o ensino médio em escola da rede pública;
  • Completado o ensino médio em escola da rede privada, no entanto, deverá ter sido bolsista integral;
  • Cursado parcialmente o ensino médio em escola privada no efetivo de bolsista integral, mas ter concluído o estudo na pública;
  • Ser portador de deficiência;
  • Professor de rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoa permanente da instituição pública.

Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Para poder concorrer a bolsas integrais o estudante deverá ser portador de uma renda salarial bruta mensal de até um salário mínimo e meio. As parciais o candidato deverá possuir até três salários mínimos. Lembrando que deverá ser por pessoa e não total.

Após o período de inscrições do ProUni 2020, o programa seleciona os estudantes de acordo com a avaliação do ENEM.

Os candidatos pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas no ato da inscrição.

Você poderá conferir se foi chamado e para qual instituição foi selecionado no próprio endereço eletrônico do ProUni, na página de acompanhamento . Feito isso, você receberá orientações acerca dos procedimentos necessários para ingressar na Instituição escolhida.

O candidato poderá também demonstrar interesse em participar da lista de espera do Prouni. A lista de espera é utilizada pelas instituições de ensino para preencherem as vagas que não foram ocupadas, isso acontece devido ao grande número de candidatos que não se atentam aos prazos determinados ou a pela documentação incompleta.

O interesse em participar da lista de espera deve ser manifestado pelo candidato no ato de sua inscrição na página do Prouni.

Resultado e Vagas Remanescentes

O resultado do Programa Universidade Para Todos será emitido através da página de acompanhamento que os estudantes terão acesso logo após o encerramento das inscrições. A nota de corte é apresentada no decorrer do cadastro, mas só poderá ser feito a sua validação apenas no último dia, pois o cálculo é feito baseado no número de inscritos e quantidades de vagas.

Os estudantes devem ficar atentos aos documentos exigidos para a matrícula e também a data limite da mesma para que não percam o prazo.

No período da matrícula, os estudantes contemplados com a bolsa de estudos deverão apresentar certificado de conclusão do ensino médio, comprovantes de rendimentos, comprovante de residência; comprovante de deficiência e comprovante de professor de educação de acordo com a opção.

Agora que você já sabe todo o procedimento envolvido, não perca tempo e fique atento a vaga que te levará a sua graduação no ensino superior. Boa Sorte!

Navigation