Como saber se fui aprovado no Prouni

Quais as vantagem do ProUni? O mercado de trabalho está cada vez mais especializado e concorrido, por isso muitas pessoas enfrentam bastante dificuldade em encontrar um bom emprego. Por isso, é importante ter em mente que buscar conhecimento sobre alguma área e se especializar se tornou algo necessário nos dias de hoje já que toda empresa deseja ter funcionários com grandes aptidões.

No entanto, atualmente existe um excelente programa capaz de proporcionar que até mesmo pessoas de baixa renda tenham acesso ao ensino superior, essa é uma dentre as diversas vantagens do ProUni.
A bolsa que esse programa oferece também pode ser concorrida por professores da rede pública de ensino.

Dentre as possibilidades estão os cursos de licenciaturas, normal superior e pedagogia que são graduações destinadas à formação e construção do magistério básico de ensino. Cabe destacar que nesses casos não existe uma limitação de renda para se inscrever no programa o que é algo bastante positivo.

Cotas do ProUni

Para eliminar a desigualdade entre os diferentes grupos sociais o ProUni, ao liberar acesso para inscrição as vagas disponíveis, já deixa reservada uma certa parcela para pessoas com alguma deficiência.

Até mesmo para aqueles autodeclarados Pardos, índios ou pretos sendo que o percentual de bolsas que são destinadas para os cotistas é igual aos dos indivíduos que se autodeclaram pretos, pardos e índios por unidade de federação, conforme divulgado pelo último senso do IBGE. No entanto, cabe destacar que ainda é preciso se enquadrar nos critérios de seleção estabelecidos pelo programa.

Essa é uma vantagem do ProUni e de outros programas semelhantes como, por exemplo, o Sisu, que buscam uma forma de dar oportunidades para todos aqueles que desejam uma oportunidade de um curso superior.

Ao acessar o sistema do ProUni o candidato terá acesso a milhares de vagas e poderá escolher a que for mais viável e interessante para o seu caso. Além de ser possível optar por qual modalidade de bolsa concorrer que podem ser duas a integral e a parcial para se beneficiar dessa vantagem do ProUni. Saiba um pouco de cada uma delas abaixo:

Bolsa Integral

A bolsa do tipo integral oferece um desconto de cem por cento na mensalidade da universidade escolhida. Isso, sem dúvida, é uma grande ajuda já que os cursos superiores não possuem um custo baixo. Sem contar que ainda é preciso gastar com diversos materiais para participar de todas as atividades em sala de aula e de trabalhos, por isso que essa é uma excelente vantagem do ProUni.

Já a bolsa do tipo parcial oferece ajuda o estudante a pagar metade do valor da mensalidade do curso escolhido independentemente da faculdade escolhida. Isso dá mais oportunidade aos estudantes ao oferecer diversas possibilidades para iniciar uma graduação com um custo bem menor.

No entanto, apesar de ser uma vantagem do ProUni é fundamental destacar que por oferecer um bolsa que cobre cem por cento do valor da mensalidade acarreta que a relação entre candidato e vaga acaba sendo maior o que já é de se esperar.

Isso se deve ao fato que existe um maior interesse em obter a isenção completa da parcela para a graduação. Por outro lado, pode sobrar mais vagas para a modalidade parcial mesmo que ainda seja necessário pagar uma parcela do montante da mensalidade. A vantagem do ProUni é oferecer condições para beneficiar o maior número de pessoas.

Universidades do ProUni

Já a principal vantagem do ProUni para as instituições é que ao aderir ao programa e oferecer uma determinada quantidade de vagas, podem obter a isenção em quatro tributos, que são:

  • Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS); e
  • Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS).

Portanto, são muitas as vantagem do ProUni e esse programa é capaz de beneficiar tanto o candidato como também à instituição que oferece as bolsas resultado prouni 2020.

Navigation