O que é a nota de corte do ProUni?

Sabia que o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, possui diversas funcionalidade e uma delas é permitir que o aluno participe do ProUni  2020? Então, para quem não sabe muito sobre o Programa Universidade para Todos, mais popularmente conhecido como ProUni , ele é um programa do Ministério da Educação que tem como função possibilitar aos alunos bolsas de 50% e até 100% em faculdades e universidades particulares.

O ProUni possibilita o acesso aos candidatos que não possuem condições financeiras de arcar uma faculdade e realizar o sonho de fazer a tão desejada graduação. Diferente do Fies, caso o estudante ganhe 100% da bolsa, ele não irá precisar pagar nada, uma vez que a bolsa de 100% do ProUni é totalmente gratuita.

Quer saber mais informações a respeito do Programa Universidade para Todos? Então continue acompanhando o nosso conteúdo nas próximas linhas desse artigo e descubra como funciona o ProUni , quem pode se inscrever, quando é divulgado o resultado, o que é a note de corte e vagas remanescentes. Preparado?

ProUni 2020

Como mencionamos acima, o programa ProUni oferece dois tipos de bolsa: a integral, que é 100% e a parcial que disponibiliza 50% da mensalidade. A bolsa 100% integral é destinada aos candidatos com renda familiar de até um salário mínimo por pessoa (nesse caso se faz o cálculo da renda familiar total divido pela quantidade total de pessoas do mesmo núcleo familiar). Já a bolsa de 50% é destinada aos candidatos que possuem renda familiar e até três salários mínimos por pessoa.

Caso você tenha a intenção de realizar a inscrição no ProUni e ter chances de concorrer as bolsas integrais ou parciais, será necessário que antes atenda um dos requisitos abaixo, como:

01. Ter estudado o ensino médio completo em instituições públicas de ensino ou em instituições privadas na condição de bolsista;


02. Possua alguma deficiência;


03. Seja professor de instituições públicas ou ter exercido a sua atividade docente na educação básica e além de ter feito parte do quadro de colaboradores permanentes da instituição pública, pode concorrer as bolsas nos cursos de licenciatura;


04. Tenha feito 450 pontos de média em cada uma das cinco provas do Enem e a redação com pontuação acima de zero.

Caso você atenda a alguns desses critérios, corra para poder realizar a sua inscrição no ProUni .

O que é a nota de corte do ProUni ?

Em relação a nota de corte, existem dois tipos de nota no ProUni: a nota parcial e a final. É importante deixar claro que a nota de corte parcial vale unicamente como informativo e não garante a bolsa. Apenas a nota de corte final, é a que vale como classificatório.

Outra coisa que os participantes precisam ter conhecimento é que a concorrência do ProUni só acontece entre os candidatos que decidirem as mesmas opções de: curso, turno, faculdade, unidade (inserindo o campus) e modalidade de concorrência, se será por cotas ou não.

Por conta de todos essas situações,  a nota de corte do ProUni dentro do mesmo curso, como Medicina, por exemplo, pode ser diferente até dentro da própria faculdade. Caso você não entre na nota de corte, não desanime, você poderá entrar pela lista de espera.

Quem pode participar do ProUni?

Como comentado no inicio do artigo, o ProUni é um programa criado com o intuito de beneficiar estudantes e adultos que estudaram ou estudam na rede pública de ensino, ou estudam ou estudaram em escola particular como bolsista integral.

Além disso, os participantes com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, que se encontra no quadro de pessoal permanente de instituição pública e podem concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. E nesses casos, não há requisitos de renda.

Caso queira concorrer as bolsas de 100% de desconto, os candidatos precisam ter uma renda familiar per capita de um salário mínimo e meio. Já para concorrer as bolsas parciais, que dão 50% de desconto, os interessados deverão possuir uma renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

Inscrição do ProUni

Para fazer a inscrição é preciso saber quais são os documentos necessários ProUni. Como informado acima, basta agora concluir o seu cadastro. Veja como:

  • Acesse o site oficial do programa;
  • Nesta página, selecione a opção “Fazer Inscrição”;
  • Informe, número de inscrição do ENEM e senha de acesso do portal do participante ENEM;
  • Digite o código de segurança e clique em “Entrar ProUni”.

Agora que você já sabe sobre o que é a nota de corte do ProUni, pode ser que tenha dúvidas sobre se vale realmente a pena concorrer a essa vaga. Coloca aqui nos comentários que iremos te responder o mais breve possível!

*Esse artigo teve como referência as informações obtidas pelo site do wikipédia

Navigation